Depois de lançar três betas de seu novo browser, a Opera lança o primeiro candidato a lançamento do Opera 10.
Sem muitas novidades em relação à versão anterior, a ferramenta que prometia ser a mais revolucionária em matéria de navegadores nos últimos tempos, o servidor virtual Unite, continua de fora do pacote de instalação básico.
As mudanças visuais continuam, como a possiblidade de usar miniaturas no lugar das abas e ainda posicioná-las em diferentes lugares da tela.
Outras funções como o Turbo, que acelera o carregamento de páginas em conexões lentas, foi melhorado. Além disso, agora o Opera pode "aprender" que você usa um e-mail web como padrão e vai abrir uma janela do seu e-mail quando clicar em um link de correio eletrônico, não o cliente de e-mail do sistema operacional.
O próprio cliente de e-mail do embutido do Opera foi melhorado, permitindo a redação de mensagens com formatação avançada. Outra função é a correção ortográfica em campos de texto.
Incluído no Opera, também está a ferramenta para desenvolvedores Dragonfly, que agora permite edição de DOM ((Document Object Model) e inspeção em cabeçalhos HTML.
Windows XP+